Economia Titulo Comércio
Supermercados impulsionam números do varejo
15/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A alta de 6,7% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado nas vendas de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi responsável por 78% da alta de 4% nas vendas do comércio varejista no mesmo período.

Em relação a abril, o varejo viu as vendas crescerem 0,8%, acumulando no ano alta de 4,4%. Para o técnico da coordenação de serviços e comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Reinaldo Pereira, as vendas dos supermercados são um exemplo da influência do aumento da massa salarial e o comportamento dos preços.

Esse setor do varejo, que tem maior peso na pesquisa, registrou alta nas vendas de 0,1% em maio ante abril e acumula, no ano, alta de 6,5%.

As vendas de móveis e eletrodomésticos caíram 6,3% em maio ante igual mês do ano passado, apesar da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca, Pereira avalia que esse resultado reflete "restrição de crédito e cautela dos consumidores".

Em relação a abril, as vendas de móveis e eletrodomésticos subiram 0,1%, revertendo as quedas apuradas em março (-2,4%) e abril (-2,0%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;