Internacional Titulo Crise hondurenha
Micheletti volta a Honduras após negociar na Costa Rica

Presidente interino diz que volta satisfeito para Honduras, Micheletti garantiu a realização de eleições

Da AFP
09/07/2009 | 08:48
Compartilhar notícia


O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, revelou nesta quinta-feira que volta "totalmente satisfeito" a Honduras, após se reunir na Costa Rica com o presidente Oscar Arias, que está mediando a busca de uma solução para a crise hondurenha.

Micheletti destacou que seus representantes prosseguirão negociando na Costa Rica e que não manteve contato direto com o presidente deposto, Manuel Zelaya, que também está em San José.

"O diálogo foi iniciado e está instalada nossa comissão de trabalho", disse Micheletti, após se encontrar com Arias, acrescentando que deixou uma comissão de quatro membros para seguir conversando sobre uma solução à crise hondurenha.

"Volto totalmente satisfeito", disse Micheletti, que prometeu um processo "transparente e seguro" nas eleições gerais em Honduras, previstas para o final de novembro. "O processo eleitoral hondurenho, que está em curso desde o mês de maio, será respeitado. Estas eleições fortalecerão nosso sistema eleitoral", garantiu o presidente em exercício.

Micheletti revelou que um comissão ficou na Costa Rica para negociar uma saída para Honduras. "Fica uma comissão trabalhando neste momento. Deus abençoe a Costa Rica, Deus abençoe Honduras", concluiu.

O presidente interino se encontrou com Oscar Arias após a reunião do líder costarriquenho com o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya.

Micheletti chegou às 13h (horário local) à residência de Arias em San José, minutos depois da partida de Zelaya.

Após sua reunião com Arias, Zelaya agradeceu ao presidente da Costa Rica por seu papel na "resolução do conflito". "Avançamos numa primeira etapa. O presidente Arias ouviu minha exposição e a dos setores sociais e políticos que me acompanharam, que defendem a devolução imediata do cargo ao presidente eleito" pelo povo hondurenho, disse Zelaya.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;