Internacional Titulo Honduras
Em assembleia extraordinária, OEA suspende Honduras

Decisão veio após o governo golpista se negar a restituir o poder ao presidente do país, Manuel Zelaya

Do Diário OnLine
Com AFP
05/07/2009 | 09:52
Compartilhar notícia


A Assembleia Geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) decidiu no fim da noite deste sábado suspender a participação de Honduras no organismo interamericano. A decisão veio após o governo golpista se negar a restituir o poder ao presidente do país, Manuel Zelaya.

A suspensão foi aprovada por 33 dos 34 integrantes da OEA, com abstenção de Honduras, durante a assembleia, realizada em Washington. Honduras foi o primeiro país do continente a abandonar o organismo, criado em 1948 (Cuba foi suspensa em 1962, mas a sanção foi anulada em maio passado).

O secretário-geral da OEA, Jose Miguel Insulza, havia informado no sábado que era a favor da suspensão do país. "Não acredito que exista alternativa, se persistir esta posição, à aplicação do artigo 21 da carta democrática interamericana", disse Insulza à Assembleia, em referência ao artigo que prevê a suspensão do membro que não respeita a democracia.

Segundo Insulza, "não existe nenhuma disposição das autoridades de fato em Tegucigalpa para restituir Zelaya".

A Assembleia Geral extraordinária contou com a presença dos presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, do Paraguai, Fernando Lugo; e do líder equatoriano, Rafael Correa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;