Política Titulo Espaço no governo
PR quer secretaria em dois meses

Republicanos de Diadema sonham em comandar Pasta de Transportes

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
25/03/2013 | 07:24
Compartilhar notícia


 

Presente na base de sustentação do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), o PR espera ser contemplado com o comando da Secretaria de Transportes em aproximadamente dois meses. A perspectiva dos republicanos ressurgiu após encontro com gestor municipal em seu gabinete. O verde teria solicitado tempo para planejar as mudanças. O atual responsável pela Pasta é David Schimitd, que deve ser alocado no comando da Secretaria de Governo, hoje tocada por Adler Kiko Teixeira (PSDB). O tucano seria deslocado para assessoria especial do prefeito.

A Secretaria de Transportes voltou a ser abordada em reunião entre os legisladores que compõem o bloco formado por PR (Reinaldo Meira, Zezito, Luiz Paulo, Talabi), PDT (Ricardo Yoshio) e PRB (Pastor João Gomes) e Lauro, na manhã de quinta-feira. "O prefeito está avaliando a possibilidade de dar a Secretaria de Transportes ao PR. Ele disse que precisa fazer um planejamento e ficou acertado que iremos participar da governabilidade", considerou o líder da bancada do PR, Zezito.

Com quatro vereadores, o PR é o segundo partido, ao lado do PV, mais numeroso no Parlamento, apenas atrás do PT, com seis legisladores. Portanto, a governabilidade do Paço no Legislativo passa pelo bloco. O acordo que selou a ida da sigla à sustentação ocorreu na terça-feira, por intermédio do deputado estadual Alex Manente, coordenador regional do PPS. Populares-socialistas e republicanos fizeram coligação na eleição municipal.

Enquanto isso, representantes da Prefeitura negam que cargos tenham entrado em discussão na reunião. No entanto, o assessor especial do governo Lauro, Laércio Soares (PCdoB), considera um processo natural a inclusão do PR na administração municipal. "É natural que os partidos aliados componham o governo e automaticamente isso ocorrerá."

Republicanos e verdes buscam sintonia desde o fim do segundo turno da eleição municipal. Na ocasião, o entendimento do presidente do PR de Diadema, José Carlos Gonçalves, era de que a agremiação deveria ter espaço proporcional à sua representatividade no Legislativo. Por essa razão, colocou em mesa o desejo de dirigir as secretarias de Transporte e Esportes. Ainda fechado com ex-aliados do então prefeito Mário Reali (PT), Lauro não aceitou.

Hoje, o prefeito adota o discurso de que as lideranças do PR em Diadema precisam provar seu valor para a administração municipal antes de serem inseridos no governo. Agora presentes na sustentação do Paço, os republicanos querem aproveitar a oportunidade. A primeira prova foi a votação do Refis (Programa de Recuperação Fiscal), aprovado da forma que o Paço queria graças ao acordo firmado com a legenda.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;