Política Titulo Investimento
Com Grana, UFABC
vai expandir parceria

Vitória do petista andreense nas urnas resulta em projetos
conjuntos com a unidade educacional financiada pela União

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
25/03/2013 | 07:10
Compartilhar notícia


 

O ingresso do petista Carlos Grana no cargo máximo da Prefeitura de Santo André terá como saldo a efetivação de projetos em parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC), financiada pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A relação partidária e o bom trânsito de Grana em Brasília deram o tom, nos bastidores, da concretização de expansão da unidade e em futuras propostas em conjunto, que serão anunciadas após balanço de 100 dias de administração.

A reunião do secretariado de Grana, ocorrida na semana passada, na UFABC foi forte indício dessa proximidade. Na ocasião, o reitor da instituição, Hélio Waldman, apresentou o plano de expansão, no valor de R$ 170 milhões ao todo, de acordo com integrantes do primeiro escalão, e demonstrou o interesse na discussão de alinhamento de ideias. A equipe da universidade destacou que foi a primeira vez, depois de quatro anos, que o governo local se dispôs a ouvir e conversar.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), padrinho político de Grana e responsável pela implantação da UFABC em 2005, também criticou, em eventos de aniversário da unidade, a falta de entrosamento com o então prefeito Aidan Ravin (PTB). Ele fazia questão de mencionar, inclusive, que o petebista era "contrário à implementação do campus", lembrando o fato de, à época como vereador, ter se ausentado da votação favorável ao projeto na Câmara.

O anúncio do investimento da União na sede da Avenida dos Estados se deu em novembro, um mês após a vitória eleitoral de Grana. O governo federal aplicará verba para construção de complexo esportivo na unidade, que poderá ser usufruído pela população em geral, com previsão de entrega em julho de 2014, sendo provável palanque na região para a reeleição de Dilma. Além de ginásio poliesportivo, parque, piscina semiolímpica, quadras e vestiários.

O secretário de Gabinete da Prefeitura, Tiago Nogueira (PT), defendeu que o governo Grana "teve sorte" nessa toada de expansão por beneficiar também o público. "A Prefeitura já está licenciando toda a obra. É um ganho. Sem contar a parte esportiva, haverá ainda a construção de teatro moderno, o maior da cidade, com 700 lugares", salientou, ao frisar que o Paço passa por fase de estudo para ampliar a relação com a universidade.

A primeira parceria será de cursinho preparatório gratuito para a realização do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), formatado pelo Ministério da Educação. A Prefeitura viabilizou a doação de apostilas por parte da escola particular Jean Piaget. Os alunos quintoanistas da UFABC receberão bolsa de estudos, paga pela instituição, para dar aulas aos estudantes do ensino médio da rede pública da cidade. "Vamos apostar muito na preparação", avaliou Tiago.

O Paço atuará para sintonizar com a UFABC a implantação de duas escolas técnicas federais - a instituição tem cerca de 500 doutores. A administração busca locais para acolher as unidades: uma no Segundo Subdistrito e outra na região da Vila Luzita. "Quem vai doar prédio ou terreno é a Prefeitura e o governo federal fará todo o investimento necessário", finalizou o secretário.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;