Internacional Titulo Manifestações
Ahmadinejad pede a Obama fim da interferência nos assuntos iranianos
Da AFP
25/06/2009 | 09:21
Compartilhar notícia


O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad pediu nesta quinta-feira ao colega americano, Barack Obama, o fim da interferência nos assuntos do Irã.

"Espero que você (Obama) evite interferir nos assuntos iranianos e expresse arrependimento de tal forma que o povo iraniano seja informado disso", afirmou Ahmadinejad.

O presidente ultraconservador declarou que a linguagem utilizada por Obama recorda a de seu antecessor George W. Bush e que isto coloca em risco a possibilidade de qualquer diálogo entre os países.

"Vai utilizar esta linguagem com o Irã? Se este for o caso, não haverá nada a falar. Pensa que este comportamento resolveria o problema entre nós? O único resultado seria que o povo o consideraria como alguém similar a Bush", completou Ahmadinejad.

Desde que chegou à Casa Branca, Obama manifestou o desejo de dialogar com as autoridades iranianas sem questionar o tipo de regime, apesar dos dois países terem rompido as relações diplomáticas em 1979.

Obama elevou o tom na terça-feira contra o regime de Teerã ao condenar a repressão das manifestações provocadas pelas eleições presidenciais e negar as acusações iranianas de interferência. Também declarou que a legitimidade da reeleição levanta "sérias dúvidas".

A repressão no Irã deixou pelo menos 17 mortos, segundo os números oficiais do governo, que descartou qualquer possibilidade de anulação do pleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;