Internacional Titulo Aviação
Gripe suína provoca queda do tráfego aéreo de passageiros
Da AFP
25/06/2009 | 09:13
Compartilhar notícia


O vírus da gripe suína afetou o tráfego aéreo mundial de passageiros em maio, e o do México em particular, epicentro da doença, onde o tráfego caiu quase 40% em ritmo anual, informa a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

Maio, marcado por uma queda do tráfego mundial de 9,3%, foi o primeiro mês completo que registrou o impacto da gripe A(H1N1) nas viagens, destaca a Iata em um comunicado.

O texto destaca que o tráfego das companhias latino-americanas caiu 9,2% em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Estas empresas registraram ainda a menor taxa de ocupação de todas as regiões: apesar de um aumento de 0,2% na capacidade dos aviões, foram vendidas 64,7% das passagens, 6,7% a menos que em maio de 2008.

A demanda mundial em maio, no entanto, foi melhor que em fevereiro e março, quando o tráfego de passageiros caiu mais de 10%. Em abril o tráfego melhorou, apoiado pelo feriado da Semana Santa, com uma queda de apenas 3,1% em ritmo anual.

Segundo a Iata, o impacto global da gripe A(H1N1) em maio se traduziu em uma redução de 1% do tráfego aéreo mundial.

A gripe A(H1N1), declarada a primeira pandemia do século pela OMS (Organização Mundial da Saúde), agravou resultados já negativos há alguns meses em consequência da crise econômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;