D+ Titulo Saúde
De ranger os dentes
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
21/06/2009 | 07:32
Compartilhar notícia


Dor de cabeça que não cessa com analgésico, estalos na mandíbula na hora de mastigar e zumbidos nos ouvidos podem ser sintomas da DTM (Disfunção Temporomandibular), mal que atinge cerca de 7 milhões de brasileiros a cada ano.

O cirurgião-dentista Antônio Sérgio Guimarães, coordenador do Ambulatório de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do Instituto da Cabeça da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que a disfunção é causada por costumes como mascar chicletes, morder gelo, roer unhas e apertar os dentes em sinal de estresse, além do bruxismo, que é o ranger de dentes durante o sono.

A musculatura facial comprometida pode causar dores no pescoço, ombros, costas e cabeça, ao abrir ou fechar a boca e sensação de inchaço na bochecha, desvio da mandíbula, dor de ouvido e zumbido. "O grande número de sintomas atrasa o diagnóstico já que o paciente procura diversos especialistas até finalmente chegar ao dentista. Assim, prolonga a dor, agrava ainda mais o problema com a continuidade de hábitos prejudiciais e perde qualidade de vida", alerta o cirurgião-dentista.

O tratamento consiste primeiramente em relaxar a musculatura da face e identificar que tipo de comportamento causa a sobrecarga nas mandíbulas. "Isso vale tanto para mastigação exagerada quanto pressionar os dentes com força em situação de estresse, como no trânsito", reitera Antônio Guimarães.

Controlado o estresse e a ansiedade, o próximo passo é alongar e relaxar os músculos com massagens faciais e complementar com compressas de água quente, que estimulam a circulação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;