Turismo Titulo História
Entre museus, lojas e borboletas
Raphael Ramos
Enviado a St. Maarten
18/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A história da ilha está contada no Museu St.Maarten, localizado na Frontstreet, em Philipsburg. Com peças, quadros, fotos e relíquias, uma visita ao local é uma verdadeira volta ao passado. Mantida pela Fundação Nacional Heritage, a casa reserva grande área para a história marítima, com artefatos e modelos de barcos, escunas e o famoso Proslyte, construído na Holanda em 1770 e que afundou em Great Bay em 1801.

O Furacão Louis, que arrasou a ilha em 1995 tem uma seção especial. Com ventos de até 215 km/h, a catástrofe também atingiu as vizinhas Anguilla, St.Barth's, Barbuda e Antigua. Dezenas de pessoas morreram e foram gastos mais de US$ 2,5 bilhões para reconstruir partes das ilhas. O estrago maior foi em St.Maarten e St. Martin, onde estima-se que pelo menos 60% das casas foram destruídas. Os temores com novos furacões são frequentes. O período de maior incidência é julho a novembro.

BORBOLETAS - Já na rua, a placa avisa: Butterfly crossing. Traduzindo: Travessia de borboletas. Pois, desde 1994, St. Martin possui um inusitado viveiro de borboletas. Em uma visita guiada, os visitantes podem acompanhar todas as fases do ciclo de vida do inseto, do pequeno ovo à larva, pupa e imago (fase adulta). Além de poder brincar com as borboletas.

Como se não bastasse contar com praias belíssimas, restaurantes dos mais variados tipos e opções diversificadas de lazer, a ilha é duty free. Ou seja, livre de impostos. Não é raro encontrar produtos até 50% mais baratos do que no Brasil, sobretudo os eletrônicos.

Do lado francês, sobram grifes famosas e o euro é a moeda oficial. Assim, torna-se mais caro para os brasileiros. Mesmo assim, várias lojas adotam o esquema um para um (um dólar = um euro).

Do lado holandês, Phillipsburg é um verdadeiro paraíso para quem estiver disposto a gastar. Na Frontstreet o que não falta é joalheria. Uma mais completa que a outra. Outras boas opções de compras são os perfumes e artesanatos locais. Na Backstreet (que como o próprio nome aponta fica logo atrás da rua principal), roupas, artigos esportivos e bebidas são os artigos mais encontrados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;