Internacional Titulo Irã
Manifestantes da oposição fazem 'marcha silenciosa' em Teerã

Moussavi havia convocado mais cedo um dia de luto pelas vítimas da repressão policial no país

Do Diário OnLine
Com AFP
17/06/2009 | 08:22
Compartilhar notícia


Milhares de partidários de Mir Houssein Moussavi, candidato derrotado nas eleições do Irã, reuniram-se nesta quarta-feira nas ruas do centro de Teerã em uma nova manifestação contra o resultado do pleito. Desta vez, o protesto foi em silêncio e não houve registro de incidentes.

Muitos dos manifestantes estavam de luto por causa das sete mortes provocadas no protesto da última segunda-feira. Outros usavam roupas verdes, a cor da oposição, e carregavam fotos de Moussavi ou cartazes nos quais se lia "Onde está meu voto?".

Apesar de oficialmente proibido pelas autoridades, o ato foi exibido pela TV estatal iraniana. A mídia estrangeira não pode acompanhar as movimentações.

Moussavi havia convocado mais cedo um dia de manifestação e de luto pelas vítimas da repressão policial no país. Em comunicado veiculado em seu site, ele pediu a todos os iranianos que marchassem de forma pacífica pelas ruas para honrar "os mártires e os feridos nos recentes eventos".

Contextualização - O governo iraniano enfrenta a maior onda de manifestações em 30 anos de revolução islâmica, desde o anúncio, no último sábado, da reeleição do presidente linha-dura Mahmud Ahmadinejad, uma vitória questionada pelos adversários.

Moussavi e os outros dois candidatos à presidência, Mehdi Karubi e Mohsen Rezai, pediram a impugnação dos resultados ante o Conselho dos Guardiões da Constituição. Moussavi reiterou, além disso, seu apelo à anulação da eleição de 12 de junho e a celebração de um novo pleito, em comunicado em seu site.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;