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Sto.André firma convênio
para fortalecer turismo

Parceria com SP Convention ajudará a divulgar eventos culturais, de negócios e de lazer no município para o Estado

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
23/03/2013 | 07:30
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Com a intenção de dar mais um passo no sentido de fortalecer a vocação turística da cidade, a Prefeitura de Santo André assina, na terça-feira, parceria com a fundação SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau).

O convênio dará mais visibilidade aos eventos culturais, de negócios e de lazer do município, que passam a ser divulgados pela SPCVB - que é uma entidade sem fins lucrativos com o foco em ampliar o mercado de consumo no Estado por meio da atividade turística, apoiando a melhoria dos serviços e do atendimento aos visitantes.

Segundo a diretora de turismo da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Santo André, Silvana Costa, o primeiro passo da atual administração municipal para desenvolver o segmento se deu em fevereiro, quando foi fechado acordo com a Fatec (Faculdade de Tecnologia) para criação de um inventário do turismo.

Por esse acordo, cerca de 60 alunos e dez professores vão a campo para catalogar o que existe de pontos de atração na cidade, que resultará, após um ano de trabalho, em um guia de serviços. Silvana acrescenta que o convênio com o SPCVB também ajudará a divulgar esse futuro guia.

Atualmente, a fundação já conta com Santo André entre os 24 destinos (de cidades parceiras), mas na lista de atrações da cidade, é citada apenas Paranapiacaba, que é descrita como a vila de ar inglês, com nevoeiros constantes, e que, em julho, sedia Festival de Inverno, com peças teatrais, shows, exibições de filmes e oficinas.

Silvana cita que o município tem muito mais. "Temos o Santuário Nacional de Umbanda, a (Rua Coronel) Oliveira Lima, que é um centro de compras singular, temos parques interessantes e toda uma infraestrutura que nos qualifica para receber o turismo", diz.

Mais uma etapa do processo de revitalização será dado em breve, segundo a diretora. "Começamos a mobilizar o trade (o segmento) turístico de Santo André, bares, restaurantes, hotéis, padarias, e começamos conversas para dar o terceiro passo, que é criar um Conselho Municipal de Turismo, para termos um Plano Diretor de Turismo", assinala. Essas duas instâncias são importantes, já que são requisitos para a Prefeitura concorrer a verbas estaduais para a melhoria dos pontos de atração, para a criação de sinalização específica para a visitação e a oferta de cursos de capacitação ao trade.

Além dessas etapas, a Prefeitura pretende instituir um calendário turístico e, entre outras atividades, retomar o Festival de Comida de Botequim (interrompido na gestão anterior), que deverá ter nova edição em setembro deste ano.




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