Nacional Titulo Voo 447
Helicóptero chega a Noronha com últimos 13 corpos

Corpos passarão por processo de pré-identificação na estrutura montada no hangar e serão enviados ao IML

11/06/2009 | 09:38
Compartilhar notícia


O helicóptero Super Puma pousou às 11h45 desta quinta-feira em Fernando de Noronha com os últimos 13 corpos de possíveis vítimas do voo 447 que estavam armazenados na Fragata Bosísio. Mais cedo, a aeronave já havia efetuado o traslado de outros 12 corpos. Concluído o transporte, um helicóptero Esquilo partiu para a fragata, que está a 40 km do arquipélago, levando mais sacos para cadáveres.

No arquipélago, os 25 corpos passarão por um processo de pré-identificação. Finalizada essa fase, eles serão enviados para o IML (Instituto Médico-Legal) de Recife, para os exames médicos legais. O transporte será feito em duas viagens, no sábado e no domingo. Caso as condições do tempo atrapalhem a operação, o envio de parte dos corpos para o IML será efetuado na segunda.

A previsão de término da pré-identificação teve como base o tempo despendido na pré-identificação dos primeiros 16 corpos, que demorou mais que o estimado, pois os corpos chegaram congelados e demoraram 12 horas para descongelar. A princípio, a Polícia Federal havia calculado um máximo de 24 horas para o trabalho desses corpos. Este tempo foi excedido em quase um dia e eles só foram levados para o Recife, em um contêiner refrigerado, às 21h10 de ontem.

Os 25 corpos passam pelo mesmo processo já realizado nos primeiros 16 - coleta de impressões digitais ou de material genético para exame de DNA. Também é realizada a catalogação de roupas e eventuais objetos que estejam com os corpos, o que pode ajudar no reconhecimento por familiares.

Na noite de ontem, chegaram ao arquipélago dois oficiais da Marinha francesa. A dupla seguiu até a Fragata Bosísio no Blackhawk, para serem levados às embarcações da França que atuam nas áreas de buscas por corpos e destroços.

Na Bosísio, vieram para Noronha dois militares franceses que estavam na área de buscas. O motivo era a suspeita de que um deles um estava com meningite. Exames, entretanto, descartaram o diagnóstico. Por volta das 7h da manhã, um avião Bandeirante da Força Aérea Brasileira levou os dois para Natal, no Rio Grande do Norte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;