Política Titulo Conciliação
Em sinal de paz, Luiz Marinho passa cargo a Frank Aguiar

Após meses de boatos a respeito de racha, prefeito dá poder a vice durante cerimônia em São Bernardo

Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
10/06/2009 | 07:08
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), irá ficar fora do País por quatro dias. Apesar do curto período de afastamento, ele fez questão de realizar na manhã de ontem cerimônia de transmissão de cargo ao vice, Frank Aguiar (PTB), em uma demonstração de "confiança".

Marinho viaja hoje para Nova York, nos Estados Unidos, para participar da 1ª Conferência Internacional sobre Energia Renovável e Sustentabilidade, na sede da ONU (Organização das Nações Unidas). O retorno está previsto para sábado e pela LOM (Lei Orgânica do Município) só seria necessária a transferência caso o prefeito se ausentasse da cidade por mais de 15 dias.

Também não faltaram elogios recíprocos para afastar os comentários de animosidade entre os dois, mesmo depois de Frank ter assumido preferir trabalhar no Legislativo e demonstrar inclinação para a disputa pelo cargo de deputado federal, em 2010. "Resolvi empossar o Frank em um gesto de confiança. Aqui, a parceria é para valer", disse Marinho, ao completar que tirará dois dias de descanso e só volta ao Paço Municipal na terça.

A resposta de Frank teve o mesmo tom. "Em pouco menos de dois anos, já estive deputado federal, estou vice-prefeito e agora prefeito desta cidade grande, bonita e especial. Isso vai ficar marcado na minha memória."

O prefeito em exercício se disse emocionado com o ato. "Me orgulha muito o gesto do meu amigo Marinho. O que mais me envaidece não é o fato de estar a partir deste momento prefeito, não é o cargo, não é o poder. O que mais me envaidece é essa confiança."

Frank disse que cumprirá a agenda de chefe do Executivo sem deixar que os shows atrapalhem a sua rotina - ontem à noite estava agendada uma apresentação no Rio e sábado é a vez de Tocantins. "Chegarei cedo na Prefeitura e irei embora quando anoitecer."

Petebista vai ao Legislativo pedir aprovação de projetos

O prefeito em exercício de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB), afirmou ontem que pretende visitar os vereadores hoje durante sessão ordinária para pedir a aprovação de projetos do Executivo, como a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

"Acho que amanhã (hoje) não teremos votações muito polêmicas, mas de qualquer forma vou fazer minha parte e pedir que haja consenso." Frank disse que gostaria de ser homenageado pelos vereadores com a aprovação de projetos. "Quem ganha é a cidade", completou.

Para Frank Aguiar, o impasse vivido pelo Executivo e os dez parlamentares que fazem oposição ao governo deve ser encerrar em breve, até o dia 15. "A campanha acabou recentemente e há sequelas ainda que vão passar. Acredito, aposto e espero que esse imbróglio seja resolvido, por que isso não está sendo bom para ninguém."

A LDO deve ser apreciada hoje. Segundo o vereador Ary de Oliveira (PSB), a oposição já preparou uma série de emendas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;