Internacional Titulo Terra Santa
Papa visita Nazaré e pede a cristãos e muçulmanos que rejeitem o ódio
Da AFP
14/05/2009 | 08:51
Compartilhar notícia


Bento XVI pediu nesta quinta-feira a cristãos e muçulmanos de Nazaré que rejeitem o poder destrutivo do ódio e do preconceito, em uma missa ao ar livre celebrada no Monte do Precipício no penúltimo dia de sua viagem a Terra Santa.

"Que cada um rejeite o poder destrutivo do ódio e do preconceito que matam a alma humana mais que o corpo", afirmou o sumo pontífice diante de 40 mil pessoas durante a missa com o maior público oficiada desde que chegou na segunda-feira a Israel.

O papa viajou de helicóptero de Jerusalém a Nazaré, a maior cidade árabe de Israel (60 mil habitantes), que tem 30% de cristãos, onde segundo a tradição viveu Jesus.

Um total de 40 mil pessoas se reuniram no Monte do Precipício, o local onde, segundo os Evangelhos, uma multidão furiosa tentou jogar Jesus no abismo.

"Infelizmente nos últimos anos as tensões têm afetado as relações entre cristãos e muçulmanos", reconheceu o chefe da Igreja Católica.

"Convido as pessoas de boa vontade das duas comunidades a reparar os danos causados e a trabalhar para edificar pontes e encontrar uma maneira de chegar a uma pacífica coexistência", completou.

Diante os fiéis, voltou a pedir paz para a região, assim como unidade dentro da Igreja, em uma região que tem pelo menos seis ritos católicos.

Sua chegada foi marcada por saudações em italiano, espanhol e árabe, ao mesmo tempo que os presentes exibiam bandeiras amarelas e brancas, as cores do Vaticano, e de muitos países, incluindo Brasil, Itália, Estados Unidos, Espanha, Índia e Austrália.

O papa visitará à tarde a basílica da Anunciação e a gruta do Santuário, que segundo a tradição foi o local onde o anjo Gabriel apareceu a Maria, que estava grávida, para anunciar o nascimento de Jesus.

No local ele vai celebrar o Vespros, a oração da tarde, com cantos em árabe e orações em hebraico, inglês, francês, espanhol e alemão.

Na sexta-feira, último dia da viagem, o sumo pontífice fará uma visita à basílica do Santo Sepulcro e vai rezar no Gólgota, onde segundo o Evangelhos aconteceu a crucificação, o sepultamento e a ressurreição de Cristo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;