Nacional Titulo Obras de arte
Polícia faz retrato falado de ladrões de obras de arte
Do Diário OnLine
Com AE
11/05/2009 | 09:15
Compartilhar notícia


A Polícia Civil de São Paulo já preparou o retrato falado de pelo menos três suspeitos de envolvimento no roubo das telas Cangaceiro, Retrato de Maria ambos de Candido Portinari, e Figura em Azul, de Tarsila do Amaral, de uma residência localizada nos Jardins, Zona Oeste de São Paulo. Especialistas avaliam as obras em R$ 3,5 milhões.

Ainda não há prazo para divulgação das imagens, elaboradas com base nos depoimentos das pessoas que foram feitas reféns pelos assaltantes. Não há câmeras que tenham capturado qualquer imagem dos criminosos.

O grupo aproveitou o Dia das Mães, comemorado ontem, e simulou uma entrega na residência. A dona da casa, uma senhora de 80 anos - ex-mulher de Henri Maksoud, proprietário do hotel que leva o nome da família -, a nora dela e quatro funcionários foram mantidos reféns por uma hora. Os bandidos reviraram toda a casa e ainda tentaram levar uma escultura do artista Victor Brecheret. Eles quebraram a base, mas não conseguiram levar a peça.

Uma quarta obra de arte, Crucificação de Jesus, de Orlando Teruz, um discípulo de Portinari, também teria sido levada pelos bandidos. Até o momento ninguém foi preso.

No roubo, os ladrões cortaram as pinturas de seus chassis deixando nas paredes da casa apenas as molduras vazias. Fizeram isso, provavelmente, para poder enrolar as telas e transportá-las.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;