Esportes Titulo F-1
Button é pole e Ferrari, com Massa, respira para o GP da Espanha
Flavio Gomes
Especial para o Diário
10/05/2009 | 08:41
Compartilhar notícia


Se na sexta-feira o desempenho da Ferrari com todas suas mudanças foi desanimador, ontem o jogo virou. Ao menos com Felipe Massa. O brasileiro conseguiu o quarto lugar no grid e parte para o GP da Espanha com alguma chance de pódio. Ele larga com seu carro um pouco mais pesado que os três que estão à sua frente e poderá fazer seu primeiro pit stop depois que a concorrência.

A reação da Ferrari foi a novidade do dia em Barcelona. Porque, na ponta, a dupla que aparentemente vai lutar pelo título fez os dois melhores tempos: Jenson Button, da Brawn, na pole, pela terceira vez no ano; e Sebastian Vettel, da Red Bull, em segundo. Ao lado de Massa na segunda fila está o outro carro da Brawn, de Rubens Barrichello. E atrás dos dois, Mark Webber, da Red Bull, e Timo Glock, da Toyota.

Massa foi 0s407 mais lento que Button na terceira parte da classificação e inicia a prova com seu carro pesando 655 kg. O inglês declarou 646 kg. Esses nove quilos de diferença em combustível podem ajudar o ferrarista. Se largar bem, usando o Kers, Felipe tem chances de brigar na frente. "Nosso carro melhorou e está competitivo. Estou feliz por voltar a andar perto dos ponteiros. Ainda há um longo caminho pela frente, mas estamos na direção certa", falou.

A Ferrari, porém, bobeou feio com Kimi Raikkonen. Na primeira parte da classificação, achou que o tempo do finlandês seria suficiente para passar ao Q2. Não foi, e ele larga em 16º.

Alheio às confusões do time italiano, Button festejou a sexta pole de sua carreira dizendo que não esperava conseguir a posição. "Vettel estava muito rápido e foi difícil tirar o primeiro lugar dele. A Ferrari também melhorou muito e essa corrida vai ser dura", falou o líder do Mundial.

Decepção mesmo foi a McLaren, que como previa Lewis Hamilton, empacou na segunda parte da classificação. "O carro não é rápido o bastante", resignou-se o inglês, 14º colocado no grid. "Sabíamos que teríamos dificuldades aqui, por que nosso carro não vai bem nas curvas longas e de alta velocidade." Pior ainda foi seu companheiro Heikki Kovalainen, que ficou na primeira degola e larga em 18º.

Sem previsão de chuva, o GP da Espanha, quinta etapa do campeonato, terá 66 voltas e largada às 9h de Brasília.

Desempenho de parceiro surpreende Barrichello

Rubens Barrichello afirmou que ficou surpreso com o desempenho do companheiro de equipe, o inglês Jenson Button, no final do treino classificatório de ontem, em Barcelona. Button cravou a pole, a terceira do ano, já nos últimos instantes da sessão oficial. Barrichello, que chegou a liderar o Q3 na parte final, vai largar na terceira colocação.

"Fiquei muito feliz com o nosso rendimento hoje", afirmou o brasileiro. "Acho que foi uma surpresa o trabalho excelente de Jenson. Ele mereceu a pole, mas realmente foi uma surpresa o desempenho apresentado por ele no final do treino", completou.

"De qualquer forma, acho que estou na luta. Jenson está muito bem, e eu preciso continuar tentando ser o mais rápido possível", finalizou Barrichello.

Rubens só largou na frente de Button, neste ano, uma vez. Para a corrida de hoje, seu carro começa com 649,5 kg, contra 646 kg do parceiro. Isso significa que, em tese, ele fará sua primeira parada uma volta depois que o britânico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;