Economia Titulo Redução do IPI
Logística reversa é solução para lixo
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
04/05/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


Com o anúncio do governo no último dia 17 de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos da linha branca, grandes redes varejistas contabilizaram um crescimento entre 20 e 25% nas vendas. Mas a pergunta que fica é: o que o consumidor deve fazer com os equipamentos antigos?

Fogões, geladeirastanquinhos e máquinas de lavar não podem ser descartados no lixo comum, pois são potenciais poluentes, além de contribuírem para enchentes se forem parar em rios e córregos.

De acordo com o professor Paulo Roberto Leite, presidente do CLRB (Conselho de Logística Reversa no Brasil), a solução seria a manufatura reversa, que é responsável pelo retorno desses materiais para destinação adequada e preservação da marca. "A reciclagem acontece com a desmontagem dos materiais e separação dos componentes para tratamento e reaproveitamento como matéria-prima em outros processos industriais", explicou.

Segundo Leite, a visibilidade da logística reversa tem se acentuado nos últimos anos em todo mundo e no Brasil, em função da enorme quantidade e variedade de produtos, com ciclos de vida cada vez mais curtos, porque muitas vezes se tornam obsoletos, apresentam defeitos, etc.

"Existem muitas empresas interessadas em reciclar esse material, mas é necessário uma fonte de subsídios para que esse programa dê certo no País. Hoje, de uma maneira informal, o que acontece é que o catador de lixo pode levar esse material para um ferro velho", escla receu.

FÓRUM - Para discutir esse tema, que é de fundamental importância também para preservação do meio ambiente, será realizado, no dia 13, o 1º Fórum Internacional de Logística Reversa, no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo.

O evento representa um marco para o mercado brasileiro, no qual serão apresentados seis cases sobre logística reversa de empresas de diversos setores empresariais.

O Fórum contará com palestras nacionais e internacionais de profissionais que trarão dados relevantes sobre esse mercado que possui alto potencial de exploração no País.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do site www.clrb.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;