Política Titulo Congresso
Oposição critica o discurso de Lula sobre passagens
03/05/2009 | 07:30
Compartilhar notícia


O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) considerou sábado absurdas as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o uso indiscriminado da cota de passagens aéreas recebidas pelos deputados federais.

Para Lula, essa discussão é uma "hipocrisia". O presidente da República admitiu ainda que, quando era deputado (entre 1987 e 1991), usou a cota de passagens da Câmara para levar sindicalistas a Brasília. Lula não acha correto, no entanto, o uso dos bilhetes para turismo na Europa.

"A prática do presidente Lula é de banalizar a ética. Com essas declarações, ele está dizendo que ética é hipocrisia e todo mundo deve se locupletar."

Em sua avaliação, o presidente da República não sabe "separar o público do privado". "Ele (Lula) não tem noção de defender a correção no uso de recursos públicos. Ele é um mau exemplo de prática republicana", disse Madeira.

O parlamentar tucano condenou o fato de o presidente ter usado sua cota para levar sindicalistas a Brasília. "Parlamentares darem passagens para sindicatos é errado, é uma transgressão", disse Madeira.

A maioria dos deputados, no entanto, usou sua cota passagens com terceiros. São deputados de todos os partidos, incluindo o PSDB de Madeira. Segundo levantamento do site Congresso em Foco, 261 deputados usaram a cota da passagem aérea em viagens ao Exterior, entre janeiro de 2007 e outubro de 2008. Foram 1.885 voos internacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;