Nacional Titulo 5ª edição
Virada Cultural testa presença de turistas em SP
02/05/2009 | 08:56
Compartilhar notícia


Consolidada como sucesso de público e de crítica, a Virada Cultural, cuja quinta edição começa às 18h deste sábado em São Paulo, testa sua força para atrair turistas à cidade. Afinal, pela primeira vez, o evento cai em um fim de semana precedido por feriado.

“É claro que é a nossa festa, a festa do paulistano”, diz o organizador, José Mauro Gnaspini. “Mas o turista é superbem-vindo.” Ele lembra que o forte nesse tipo de evento são as excursões “bate-volta” – grupos que fretam ônibus e partem logo após a festa, sem se hospedar em hotéis. Por causa disso, aliás, a SPTuris (São Paulo Turismo) preparou diversos bolsões, espalhados pela cidade, para que esses ônibus tenham onde ficar estacionados – serão 700 vagas, no total.

De acordo com a SPTuris, a Virada Cultural foi o evento paulistano que mais atraiu público em 2008. Foram 3,5 milhões de pessoas – em segundo lugar ficou a Parada Gay, com 3 milhões, seguida pelo réveillon na Paulista, com 2,4 milhões. A expectativa é de que a quantidade se repita neste ano. E que a Virada atraia 330 mil turistas à cidade, assumindo o segundo posto neste quesito, logo atrás da Parada Gay – que traz 400 mil pessoas de fora.

Gnaspini espera que o comércio da região central – principalmente bares, lanchonetes e restaurantes – também participe da Virada, permanecendo de portas abertas. “Na primeira edição (em 2005) ninguém abriu, mas a cada ano as adesões aumentam”, conta. “Neste ano, enviei mil ofícios, assinados um a um, pedindo para que eles (os comerciantes) integrem o evento. A Virada Cultural quer estimular a vida ininterrupta, essa vocação 24 horas que São Paulo tem.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;