Economia Titulo Spread
Governo continua avaliando spread
22/04/2009 | 07:20
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, admitiu a possibilidade de adotar novas medidas para enfrentar o problema dos elevados spreads bancários (diferença entre o custo de captação dos bancos e os juros cobrados nos empréstimos) no Brasil. Segundo ele, já há um movimento gradual de queda no custo do dinheiro para o consumidor final.

Meirelles lembrou que o governo já tomou medidas, como a criação de um limite maior de garantia oferecido pelo Fundo Garantidor de Crédito, que busca melhorar a oferta de crédito pelos bancos pequenos e médios, e os leilões de dólares sem direcionamento, que retira pressão das grandes empresas sobre o mercado interno de crédito.

"Tomamos medidas, como o FGC e o leilão de dólares sem direcionamento, e estamos aguardando o efeito disso. Caso seja necessário, podemos tomar novas medidas", explicou Meirelles.

O presidente do BC engrossou o coro do governo de que o pequeno poupador será protegido, dentro do processo de mudança na remuneração da caderneta de poupança. "A ideia é manter a poupança como grande canal de investimento e de preservação do patrimônio da população brasileira e principalmente dos pequenos investidores", afirmou Meirelles. "Estamos visando o interesse não só da economia brasileira, mas também o interesse dos poupadores, especialmente os pequenos", acrescentou o presidente do BC, que recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Brasília, na festa de comemoração do aniversário da Capital Federal.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, que participou do mesmo evento foi na mesma direção: "Qualquer decisão que o governo for tomar em relação à poupança será uma decisão prudente, resguardando o pequeno investidor. A poupança é um patrimônio do Brasil, dos brasileiros, nós detemos cerca de 35% desse mercado. Então, o cidadão sabe que toda decisão que for tomada será de muita prudência, discussão, debate e conversa". Segundo ela, não há nenhuma movimentação atípica na captação de poupança na Caixa.

Segundo Henrique Meirelles, o governo continua estudando as alternativas para mexer na rentabilidade da poupança e negou que esteja descartada a possibilidade de atrelar a rentabilidade da caderneta à taxa Selic. "Não há decisão", afirmou. A discussão sobre mudanças na poupança se deve ao fato de os juros estarem caindo e aproximando a rentabilidade da poupança, que é garantida por lei, das demais aplicações. Isto pode gerar fuga dos fundos de investimentos e afetar o processo de rolagem da dívida pública.

Ao ser questionado se sua declaração ao jornal Folha de S.Paulo de que é prematuro dizer se o Brasil pode conviver com a Selic em um dígito tinha implicações para a política monetária no curto prazo, Meirelles respondeu: "Não".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;