Economia Titulo Papel e celulose
Para UE, operação entre Aracruz e Votorantim não atrapalha a concorrência
Da AFP
21/04/2009 | 11:28
Compartilhar notícia


A Comissão Europeia avaliou nesta terça-feira que a aquisição da empresa brasileira de pasta de celulose e madeira Aracruz por parte da compatriota Votorantim não atrapalha a concorrência em território europeu.

"Depois de estudar a operação, a Comissão chegou à conclusão que a transação não implica um obstáculo real para a concorrência no Espaço Econômico Europeu", assinala um comunicado do braço executivo da União Europeia.

A Votorantim, um conglomerado presente em diversos setores industriais como o cimento, mineração, sucos de laranja concentrados ou finanças, já controla atualmente uma parte da Aracruz, ao lado da Arapar e da Arainvest.

Para obter seu controle total, a Votorantim propôs em meados de 2008 comprar a participação de 28% da Arapar por 2,71 bilhões de reais (1,22 bilhão de dólares).

Através de sua filial Votorantim Celulose e Papel, o grupo já está presente nos mercados da celulose e papel, o que fez a Comissão constatar uma "duplicação" da atividade.

No entanto, Bruxelas julgou que a cota do mercado combinado de ambas as partes será mantida bem abaixo dos 15% tanto no mercado mundial como no espaço econômico europeu, permitindo a concorrência de grupos rivais fortes e sólidos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;