Internacional Titulo No Afeganistão
Terremotos deixam 22 mortos no Afeganistão
Da AFP
17/04/2009 | 08:29
Compartilhar notícia


Pelo menos 22 pessoas morreram em dois terremotos registrados com duas horas de intervalo na madrugada desta sexta-feira no leste do Afeganistão, informaram as autoridades locais.

"Quatro vilarejos foram gravemente afetados. No total, pelo menos 22 pessoas morreram e 50 ficaram feridas. Mais de 200 casas foram destruídas", afirmou o governador do distrito de Khogyani, Haji Said Rahman.

Os tremores afetaram os distritos de Khogyani e de Sherzad, na província de Nangarhar, perto da fronteira com o Paquistão.

O primeiro tremor alcançou, às 1h57 locais, uma magnitude de momento de 5,5 graus, 85 km ao sudeste de Cabul e a 140 km da cidade paquistanesa de Peshawar. Duas horas depois, um segundo tremor chegou a 5,1 graus, segundo o USGS (Instituto Geofísico Americano).

O epicentro do terremoto foi localizado a 45 km do distrito de Sherzad, anunciou Ahmad Shekib Hamraz, número dois do centro de operações do departamento.

Os funerais de nove das vítimas, três mulheres e seis crianças, começaram nesta sexta-feira obedecendo aos princípios da religião muçulmana e as tradições locais, segundo os quais os corpos devem ser enterrados o mais rapidamente possível.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, transmitiu suas condolências aos responsáveis locais e aos chefes tribais da região e ordenou às autoridades a enviar ajuda com urgência.

"Hamid Karzai deu instruções ao governador de Nangarhar e às autoridades locais para enviar o quanto antes equipes de ajuda à zona e brindar assistência aos afetados", indicou este comunicado.

As forças militares americanas, que contam com uma equipe de reconstrução provincial em Jalalabad, capital da província de Nangarhar, foram mobilizadas para ajudar as vítimas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;