Automóveis Titulo 2° maior salão dos EUA
Parece Frankfurt, mas é Nova York
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
15/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O vento das mudanças soprou pelos lados de Nova York. No salão do automóvel da principal cidade dos Estados Unidos, que vai até domingo, os veículos equipados com motores beberrões tornaram-se coadjuvantes, deixando aos modelos compactos e com novas tecnologias o papel de protagonistas, como tem ocorrido nos salões europeus.

Pode parecer estranho, mas o Fiat 500 foi a grande atração do evento. O modelinho italiano, sucesso na Europa e que chega ao Brasil ainda neste ano, desembarca em solo norte-americano com a missão de salvar - isso mesmo, salvar - a Chrysler da falência. Há alguns meses, as duas empresas fecharam parceria para fornecimento e divisão de plataformas e de projetos.

Nem por isso a Chrysler deixou de produzir seus tradicionais brutos. Para Nova York, a marca guardou a sete chaves o novo Jeep Grand Cherokee. O jipão cresceu em dimensões e continua equipado com dois potentes blocos: 3.6 V6 de 284 cv e 5.7 V8 Hemi de 364 cv.

A General Motors desfilou seus modelos sob olhares desconfiados por dois motivos: os boatos de que a montadora estaria prestes a pedir concordata e a recente troca de presidente, com a saída de Rick Wagoner e a entrada de Fritz Henderson. Detalhe: a troca aconteceu a pedido - entenda-se ordem - do presidente norte-americano, Barack Obama.

Mas nem por isso a marca deixou de trazer novidades. Destaque para o Terrain, crossover equipado com propulsor 2.4 de quatro cilindros que entrega 185 cv. O consumo, segundo dados da GM, pode chegar a 13 km/l. Outra novidade é o veículo para duas pessoas desenvolvido em parceria com a Segway. O protótipo Puma (acessibilidade e mobilidade urbana pessoal, na sigla em inglês) tem motor com bateria de íons de lítio e autonomia de 56 quilômetros.

A Scion, divisão da Toyota para o mercado do ‘Tio Sam', mostrou o iQ com design arrojado. Tunado, na verdade! Além dos vários apetrechos esportivos, como spoilers e saias laterais, o carrinho tem rodas de 18 polegadas e exclusivos detalhes internos.

A Nissan revelou as versões roadster e Nismo (mais esportiva) do 370Z. Agora, essas duas opções chegam para completar a gama de produtos.

Outras duas montadoras orientais apostaram nos conceitos crossover. A Hyundai revelou o Nuvis Hybrid Concept e a Acura, divisão esportiva da Honda, o ZDX. A Mitsubishi apresentou o Outlander GT Prototype.

Entre os esportivos, a Porsche apresenta o Porsche 911 GT3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;