Nacional Titulo Saúde
Faculdade assume gestão de posto de saúde em SP
13/04/2009 | 09:27
Compartilhar notícia


Com o objetivo de proporcionar uma formação mais completa a seus estudantes, a Fmusp (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) firmou parceria com a Secretaria Municipal da Saúde para assumir a gestão das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e das unidades de AMA (Assistência Médica Ambulatorial) da região do Butantã e do Jaguaré, na Zona Oeste. O convênio permitirá que alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia Psicologia e Saúde Pública da instituição vivenciem o atendimento à população em casos de baixa, média e alta complexidade.

"Quando o indivíduo é formado apenas dentro do hospital, perde a visão do conjunto, não é capaz de identificar os determinantes sociais, ambientais e culturais que influenciam a saúde da população. Esse projeto permite que nossos alunos atendam a comunidade, façam visitas domiciliares com os agentes do Programa Saúde da Família, conheçam o ambiente em que as pessoas moram e trabalham", explica o professor Yassuhiko Okay, vice-presidente do conselho diretor criado para gerenciar o projeto.

A parceria deve favorecer também a pós-graduação e a pesquisa na instituição, tornando possível avaliar as doenças e problemas de saúde mais prevalentes na população. Em contrapartida, a Fmusp deve coordenar toda a rede de saúde pública da região do Butantã e do Jaguaré, ficando responsável por contratar e capacitar recursos humanos, reformar as unidades, distribuir medicamentos e desenvolver um sistema de informação que permita integrar os serviços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;