Economia Titulo Resolução
Membros do BID aprovam princípio de ampliação de capital
Da AFP
31/03/2009 | 07:57
Compartilhar notícia


Os acionistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento aprovaram nesta segunda-feira o princípio de um aumento do capital do BID, cujo montante será determinado posteriormente.

"A direção do Banco iniciará, imediatamente, uma análise sobre a necessidade de ampliar o capital ordinário", destaca uma resolução aprovada pelos 48 governadores do BID reunidos em Medellin, na Colômbia.

A direção do BID pede um aumento de capital de 180 bilhões de dólares, segundo uma comissão externa que analisou nos últimos três meses as finanças da entidade.

O Banco deverá apresentar a seus sócios um número oficial até o final de abril, destaca o texto.

Os governadores se reunirão novamente, no terceiro trimestre de 2009, para avaliar o progresso dos trabalhos, destaca a resolução.

"Creio que conseguimos duas coisas: iniciar rapidamente um processo para flexibilizar políticas que nos permitam aumentar o montante de recursos disponíveis e iniciar um processo de negociação entre os sócios do Banco que conduza a um aumento de capital", declarou Luis Alberto Moreno, presidente do BID.

O BID tem atualmente um capital de de 100 bilhões de dólares.

O debate foi acolhido positivamente pelo principal sócio, os Estados Unidos, que respondem por 30% do capital da instituição

"Para enfrentar as demandas de financiamento da região, estimulamos o BID a expandir seus recursos atuais, junto ao Banco Mundial e a outras instituições de desenvolvimento regionais", disse o secretário do Tesouro americano, Tim Geithner, antes da resolução dos governadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;