Política Titulo Nepotismo
MP manda Volpi dar lista de parentes
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
25/03/2009 | 07:26
Compartilhar notícia


O Ministério Público de Ribeirão Pires solicitou ao prefeito Clóvis Volpi (PV) relação dos comissionados que possuam grau de parentesco direto e indireto nos poderes Executivo e Legislativo da cidade.

O pedido do Ministério Público deve fazer com que a cidade cumpra a determinação da súmula vinculante número 13, do STF (Supremo Tribunal Federal) que condena o nepotismo (emprego de familiares) nos três poderes.

O prefeito explica que já pediu que os secretários municipais elaborem um levantamento dos dados. "Temos 2.000 funcionários entre Executivo e Legislativo. Fica impossível que o gabinete mantenha o controle sobre quantos funcionários possuem parentes. Pedi que cada secretário acompanhe a composição da listagem referente à sua secretaria, para que não haja falhas."

A Prefeitura deve enviar até o dia 3 o levantamento completo à promotoria. "Junto com a listagem, enviaremos a portaria com a exoneração dos casos", avisa Volpi.

O chefe do Executivo afirma que todos os secretários deverão assinar, após a entrega do relatório, um termo de compromisso sobre a veracidade das informações. "Caso notemos que houve algum problema, em qualquer uma das Pastas, o secretário responderá à Justiça", diz o prefeito.

Secretários - Apesar de afirmar que deve cumprir a determinação no Ministério Público, Volpi não mencionou qual ação deve tomar sobre a possível permanência de seu irmão e secretário de Finanças, Antonio Volpi, e seu filho e secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Luiz Gustavo Pinheiro Volpi, no Executivo.

O cargo de secretário não está compreendido na súmula contra o nepotismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;