Economia Titulo Mercado
Bolsas mundiais reagem com otimismo ao plano de ajuda aos bancos nos EUA
Do Diário OnLine
Com AFP
23/03/2009 | 08:12
Compartilhar notícia


Os mercados europeus e asiáticos receberam com otimismo nesta segunda-feira o anúncio do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, de um plano bilionário para livrar os bancos dos ativos podres.

O  principal índice da Bolsa de Paris, o CAC 40, fechou nesta em alta de 2,81%, situado nos 2.869,57 pontos. Em Londres, a aceleração foi de 2,86%, aos 3.952,81. O mercado de Frankfurt subiu 2,64%, aos 4.176,37.

Em outro anúncio tranquilizador, a China informou que continuará comprando bônus do Tesouro americano.

Washington elaborou um novo programa de investimentos público-privado, que arrecadará fundos para criar um mercado para as ações e os créditos podres emitidos pelos bancos, explicou Geithner em um artigo no Wall Street Journal.

O programa inicialmente terá 500 bilhões de dólares, mas pode alcançar até um trilhão de dólares, segundo Geithner, que vai revelar os detalhes do plano nesta segunda-feira.

As Bolsas da Ásia também reagiram bem ao anúncio. Tóquio encerrou o dia em alta de 3,39%, acima da barreira psicológica dos 8.000 pontos pela primeira vez desde 6 de fevereiro.

Hong Kong também registrou forte alta, de 4,78%, e Xangai fechou com ganhos de 1,95%.

Cingapura (+4,21%), Jacarta (+3,36%), Taipé (+3,28%), Seul (+2,45%) e Sydney (+2,4%) completaram o dia de resultados positivos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;