Economia Titulo Leão
Receita começa a intimar contribuintes 'suspeitos'

Receita Federal começa a entregar 1.470 intimações a contribuintes as quais considera que indicam ' fortes indícios' de sonegação

Da Agência Brasil
23/03/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


Os auditores da Receita Federal começam a entregar hoje 1.470 intimações a contribuintes as quais considera que indicam ‘ fortes indícios' de sonegação fiscal. A operação faz parte da Enaf (Estratégia Nacional de Autuação da Fiscalização) de 2009.

O maior contingente de intimados está em São Paulo, com 494 contribuintes. Em segundo lugar, está Minas Gerais com 177. Ao todo, são R$ 475 milhões em dívidas com a União. Outras três operações como essa estão previstas ainda para este ano, incluindo as pessoas jurídicas.

Os contribuintes que se anteciparem ao Fisco até a data das autuações e regularizarem a situação estarão livres das multas, que podem variar de 75% a 150% do valor das dívidas. Muitos desses contribuintes têm mais de uma fonte com rendimentos sujeitos a imposto, mas não declaram todos os valores à Receita.

A Receita também vai intimar contribuintes que tiveram despesas com cartão de crédito incompatíveis com a renda pessoal declarada ao fisco, ou que não declaram renda, mas utilizaram o cartão nas compras.

Estão no grupo, ainda, sócios de empresa ou titulares que possuem movimentações financeiras discrepantes com a declaração. Quem não declarou a renda com aluguéis também foi acompanhado pelo Fisco.

REFORÇO
A Receita abriu na semana passada inscrições para a seleção interna de auditores fiscais com o objetivo de reforçar a fiscalização do setor financeiro em São Paulo. O objetivo é elevar de 70 para aproximadamente 130 o número de fiscais no estado, segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal do Brasil, Henrique Jorge Freitas.

"As pessoas vão se inscrever e vamos analisar os currículos, pois a gente quer pegar pessoas com experiência no setor financeiro. Será um processo transparente. Vamos aproveitar os melhores currículos", afirmou Freitas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;