Economia Titulo Portabilidade
São Paulo lidera ranking da portabilidade numérica

Para o diretor de Telecom da Everis, pedidos de migração devem alcançar 5% do total das linhas do País

Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
08/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois da chegada da portabilidade para o DDD 11, no dia 2, a ABR Telecom recebeu 10.138 solicitações até quinta-feira. Em menos de cinco dias úteis, 1.427 desses pedidos já tiveram a migração efetivada e os usuários dessas linhas estão com operadoras transferidas.

"São Paulo passou a ser a região que mais solicita a troca de operadora no País. São recebidos cerca de 1.500 pedidos diariamente", contabilizou o presidente da ABR Telecom, José Moreira da Silva Ribeiro.

Para o diretor de Telecom da Everis, consultoria especializada em mercado de telecomunicação, o número de pedidos de migração deve alcançar 5% do total das linhas do País - um montante de 9,6 milhões. "Em outros países que tem este sistema, é possível verificar esta margem, no Brasil não deve ser diferente. Até setembro, 1,2 milhão de clientes já devem ter solicitado a mudança de operadora", explicou Teodoro Lopez.

O diretor destaca que o maior beneficiado com a portabilidade é o consumidor. "A concorrência aumenta e com isso as operadoras precisam melhorar os serviços para garantir a permanência dos clientes e tentar atrair novos consumidores", destacou Lopez.

NÚMEROS - A Base de Dados de Referência da ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil, contabilizou desde o primeiro dia de implantação do serviço, em 1º de setembro de 2008, até 5 de março, 584.036 solicitações de troca de operadora,dessas, 384.622 já tiveram a migração efetivada. "O número não é maior, porque alguns processos possuem erros cadastrais ou o plano solicitado para migração não é compatível com a categoria, por exemplo", explicou o presidente da ABR Telecom.

Entre os pedidos, 199.651 (34%) foram encaminhados por usuários de telefonia fixa e 384.385 (66%) de telefonia móvel, enquanto as portabilidades concluídas já beneficiam 384.622 usuários, dos quais 127.777 (33%) de usuários de telefonia fixa e 256.845 (67%) de telefonia móvel.

A portabilidade numérica está disponível a todos os usuários dos mais de 193 milhões de telefones fixos e móveis em operação no Brasil desde o início da última semana, quando os últimos cinco, dos 67 DDDs existentes no País, passaram a oferecer o serviço.

OPERADORAS - Para atrair clientes, as quatro principais operadoras da região Sudeste apostam em promoções.

Apesar de não divulgar balanço sobre número de processos de portabilidade, a Vivo, Claro, Tim e Oi se empenham em divulgação e ações estratégicas.

A Claro, por exemplo, implantou o Claro Teste, plano no qual o consumidor pode ficar na operadora sem ter de passar pelo período de fidelização, uma espécie de carência - que é de 12 meses - caso não aprove o serviço, o cliente pode migrar novamente.

A Oi posta na isenção da taxa de migração e na liberdade de planos. Para alavancar clientela, a Tim oferece bônus de R$ 150 em ligações para novos clientes e ampliou o número de planos. A Vivo não divulga estratégias, além das promoções habituais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;