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Cartão de crédito encabeça lista de reclamações
08/03/2009 | 07:00
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Os serviços de cartões de crédito lideraram a lista de atendimentos feitos pelos Procons em 2008, seguidos de perto pelo setor de telefonia (fixa e celular), que há algum tempo está entre os primeiros assuntos mais demandados, de acordo com levantamento feito pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça.

Do total dos 725 mil atendimentos no ano, entre reclamações e pedidos de orientação, os problemas com cartões de crédito chegam a 11,1%. O número, segundo o diretor do DPDC, Ricardo Morishita, acendeu uma "luz amarela" no órgão, que pretende olhar com mais atenção, este ano, as relações de consumo nesse setor. A ampliação do uso do dinheiro de plástico e o aumento do endividamento da população podem explicar o aumento das reclamações.

Já as queixas sobre serviços da telefonia ficaram assim segmentadas: 10,8% do total se referem à telefonia móvel, 10,3% à fixa e 8,4% estão relacionadas à comercialização de aparelhos celulares. Juntos, telefonia e cartões de crédito representaram no ano passado 40,6% dos atendimentos dos Procons.

No caso da telefonia, que ocupa o topo desse ranking há alguns anos, chama a atenção o fato de as principais reclamações serem praticamente as mesmas nos últimos quatro anos. "A repetição mostra desrespeito dos fornecedores com os consumidores", comentou Morishita. De 2005 a 2008, os problemas que se alternam nos primeiros lugares são cobrança indevida, dificuldade de rescisão do contrato e serviço não fornecido.

Na comercialização de aparelhos celulares, os problemas mais citados são a abrangência limitada das garantias e a falta de peças de reposição quando o produto precisa de assistência técnica. O balanço dos atendimentos dos Procons está no Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor).




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