Nacional Titulo Chuvas
Vai a 6 total de mortos em dois dias de chuva em SP
27/02/2009 | 09:59
Compartilhar notícia


Em dois dias, pelo menos seis pessoas morreram em quatro cidades do Estado de São Paulo, por causa das fortes chuvas. Na Capital, dois operários foram soterrados na noite de quarta-feira, dentro de uma obra, no Tremembé (Zona Norte). No mesmo horário, um aposentado acabou arrastado pela enxurrada em Pedro de Toledo (149 Km de SP). Na quarta-feira, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, houve a morte de duas crianças após o desabamento de oito casas na Vila Baiana.

Em 24 horas, o índice pluviométrico do município atingiu a quantidade de uma semana. De acordo com a empresa Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), nesse período foram registrados 400 deslizamentos de terra no trecho entre o Km 128 e o Km 145 da SP-50, entre os municípios de São José dos Campos e Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba.

O mapa mais recente das áreas com risco de enchentes, inundações, escorregamentos e erosão no Estado de São Paulo, feito em 2005 pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), mostra que 193 dos 645 municípios estão classificados como de situação muito crítica.

São avaliadas no estudo condições do solo ao lado de estradas, rios, pontes, viadutos e túneis em todas as cidades. Na lista de municípios em estado muito crítico aparecem ainda Presidente Prudente, Botucatu, Franca, Bananal, São José do Rio Preto, Paraguaçu Paulista e Tupã, entre outros. Classificados como moderadamente críticas estão 345 cidades, incluindo Barretos, Cunha, Getulina, Brotas, Peruíbe e Itirapina. Além disso, há 107 municípios considerados pouco críticos, como Iguape, Avaré, Guaira, Ilha Solteira e Araraquara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;