Turismo Titulo Tradição
Estado abriga grande população indígena
William Cardoso
Enviado a Mato Grosso do Sul
26/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ela conversa ao celular no interior de um quiosque, em frente ao Mercado Municipal. Olhos pequenos, atentos ao vai-e-vem das pessoas, organiza as suas auxiliares, que vendem produtos agrícolas típicos da região, do feijão-de-corda ao pequi. É Enir Bezerra da Silva, 53 anos, a Enir Índia, quem dá as cartas e dita os rumos dos filhos da nação Terena, em Campo Grande.

No fim de 2008, ela iniciou uma nova tradição e tornou-se a primeira mulher cacique do Mato Grosso do Sul, liderando a Aldeia Indígena Urbana Marçal de Souza, que conta com 136 famílias no bairro Tiradentes. Enfrentou também o preconceito da sociedade machista, e ainda encontra resistência entre as demais lideranças indígenas do Estado.

A aldeia que Enir comanda é uma conquista de quem perdeu as terras para o homem branco no passado e tenta manter as tradições no presente. Mesmo ‘em casa', em pleno Memorial da Cultura Indígena, as crianças e adolescentes terenas se mostram intimidados ao executar os passos de uma das danças ancestrais. Fica evidente o choque entre a cultura urbana e a nativa.

No espaço, o turista pode encontrar trabalhos feitos pelos artesãos terrenos. Colares, pulseiras, bolsas, cerâmica e toda a sorte de adereços produzidos pelos moradores da aldeia são vendidos a preços bastante convidativos. É a oportunidade de conhecer um pouco da história e levar alguma recordação da capital do Mato Grosso do Sul, Estado que concentra a segunda maior população indígena do País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;