Diarinho Titulo Educação
Como é a sua escola?

As salas de aula, matérias, uniformes e até as férias escolares mudam dependendo do colégio e do país

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
17/03/2013 | 07:00
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O que vem na sua cabeça quando pensa numa sala de aula? Provavelmente, uma classe com paredes de tijolos, cadeiras e mesas enfileiradas, lousa e professor. Mas nem todas são assim. No mundo, cada escola tem características próprias, influenciadas pelo ambiente e pela cultura do lugar. O objetivo, porém, é sempre o mesmo: ensinar.

No colégio de Inês da Silva Freitas, 7 anos, de Braga, Portugal, a turma senta em duplas, e as carteiras estão dispostas em forma de ‘U’. Entre as suas matérias estão música e expressão plástica. “Somos 13 alunos, e todos se comportam durante a explicação dos professores.”

Além do espaço, as disciplinas podem mudar. Numa escola da Índia há aulas de culinária. Na Indonésia aprende-se sobre dança e instrumentos tradicionais.

Segundo especialistas, não há fórmula mágica nem padrão a seguir para ter bom ensino. O fundamental é atender as necessidades dos estudantes e despertar o interesse deles em aprender.

Além de conhecer as disciplinas, é na escola que passamos boa parte da infância e adolescência. Nela, a gente faz amizades, troca conhecimento, desenvolve habilidades e passa por experiências importantes, como conviver com as diferenças e resolver conflitos.

O problema é que 67 milhões de crianças no mundo não frequentam o ambiente escolar. No Brasil, 3,6 milhões de pessoas, entre 4 e 17 anos, não vão ao colégio. Mesmo sendo direito de todos, é preciso muito esforço para mudar os dados.

 

Saiba mais

Na Grécia Antiga, as crianças eram educadas sem divisão em séries nem salas de aula. Na Europa da Idade Média, o conhecimento ficava restrito aos integrantes da Igreja e a poucos nobres. Já a escola como conhecemos – com professores e alunos – surgiu no século 12 no continente europeu. No Brasil, a primeira instituição de ensino foi criada pelos jesuítas em 1549 em Salvador. Ensinavam os índios a ler, escrever, além de matemática e religião.

 

Na Índia, um ônibus se transformou em escola itinerante para levar educação básica à população que vive em comunidades pobres de Nova Délhi. O veículo transporta livros, lousa, giz e professor, que recebe a missão de alfabetizar em pouco tempo as crianças que moram em favelas. Confira mais escolas diferentes no www.blogdiarinho.blogspot.com.br.

 

Na cidade de Battambang, no Camboja, tem escola flutuante. A Prek Toal School foi construída pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) como maneira de ajudar o país asiático (considerado muito pobre) a dar acesso à Educação ao povo.

 

Consultoria da psicopedagoga Sandreilane Cano, da pesquisadora Carla Mayumi e do jornalista André Gravatá, que integram o projeto Educ-ação.

 




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