Internacional Titulo Tibete
China denuncia 'chantagem política' de Pierre Bergé
Da AFP
24/02/2009 | 08:51
Compartilhar notícia


 A China denunciou o que considera uma "chantagem política" de Pierre Bergé, que disse estar disposto a entregar os dois bronzes chineses de sua coleção em troda dos direitos humanos e do retorno do Dalai Lama ao Tibete, informa a imprensa.

"Exercer uma chantagem política é prosseguir de fato com a política baseada na força, algo que a História rejeitará", declarou Jiang Kun, membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e vice-presidente da Associação Chinesa de Artes Folclóricos.

Wang Qiutong, presidente de uma associação cultural de Hong Kong, declarou à imprensa: "Há 150 anos, incêndio e saque; 150 anos depois, chantagem. O comportamento de Pierre Bergé é pura e simplesmente uma lógica de gangster".

A justiça francesa rejeitou uma demanda de suspensão do leilão de duas cabeças de bronze - uma rato e um coelho - provenientes do saque do Palácio de Verão de Pequim em 1860. A venda acontecerá na quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;