Internacional Titulo Acidente
Pelo menos 74 morrem em explosão de gás em mina chinesa

No momento do acidente, pelo menos 436 mineiros estavam trabalhando na mina

Da AFP
22/02/2009 | 11:49
Compartilhar notícia


Pelo menos 74 mineiros morreram em uma explosão de gás inflamável neste domingo no norte da China, no coração da principal província mineradora do país, cujas minas estão entre as mais perigosas do mundo.

Um número indeterminado de mineiros - pelo menos vinte - permanecia preso neste domingo à tarde no fundo da mina de Tunlan, situada a 50 quilômetros da capital provincial, Taiyuan. Alguns deles entraram em contato com suas famílias por meio de telefones celulares.

Cerca de 436 mineiros trabalhavam no fundo da mina quando ocorreu a explosão. Mais de 300 estão sãos e salvos, indicou a agência Nova China. Trata-se do acidente mais mortal desde o que custou a vida de 105 pessoas, em dezembro de 2007, após uma explosão em uma mina de Shanxi.

O presidente Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao exortaram os socorristas a fazerem de tudo para salvar os sobreviventes que ainda estavam presos, segundo a TV oficial.

O vice-primeiro-ministro Zhang Dejiang foi ao local para supervisionar as operações de resgate, informou a Nova China. Ele anunciou a formação de uma comissão de investigação. A mina de Tunlan, que tem capacidade de produção anual de cinco milhões de toneladas de carvão, é administrada pelo Grupo Shanxi Jiaomei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;