Turismo Titulo Recife
No pique do Galo da Madrugada
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
12/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Neste ano, a folia recifense homenageia o compositor Carlos Fernando, autor de mais de 150 músicas; o artista plástico Cícero Dias, um dos pioneiros do modernismo no Brasil e o carnavalesco Enéas Freire, fundador da maior agremiação carnavalesca do mundo, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada.

Para este ano, Recife espera incremento de 10% no fluxo de turistas em relação ao ano passado - que foi de 600 mil visitantes, movimentando mais de R$ 283 em 2008.

Com uma programação diversificada, equilibrando shows de palco e desfile de agremiações carnavalescas, o Carnaval Multicultural do Recife tem sua abertura oficial no dia 20, com a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e à rainha do Carnaval, no Marco Zero.

Da sexta-feira a Quarta-feira-de-cinzas haverá 370 apresentações nos palcos dos diversos polos de animação, além de centenas de desfiles de troças, blocos, escolas de samba, afoxés, caboclinhos, orquestras de frevo e maracatus.

Durante os quatro dias de Folia, 320 artistas e 363 agremiações vão se apresentar na festa. São 16 polos oficiais, sendo oito no centro (Marco Zero, Praça do Arsenal da Marinha, Av. Guararapes, Av. Nossa Senhora do Carmo, Pátio de São Pedro, Pátio do Terço, Pátio de Santa Cruz e Cais da Alfândega) e oito em comunidades da cidade (Ibura, Casa Amarela, Várzea, Jardim São Paulo, Chão de Estrelas, Alto José do Pinho, Nova Descoberta e Santo Amaro).

GALO DA MADRUGADA - O Polo de Todos os Frevos (Av. Guararapes) pega fogo no sábado, quando desfila a maior agremiação carnavalesca do mundo, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada, que arrasta multidão de 1,5 milhão de foliões.

Enquanto os trios elétricos tocando frevo não passam, no palco montado no local a animação fica por conta da Spok Frevo Orquestra, seguida da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, com participações de Silvério Pessoa e China.

Por lá, ainda passam nos dias de Folia, Alceu Valença, Orquestra do Maestro Duda, banda Som da Terra, Nena Queiroga, Marrom Brasileiro, André Rio, Gustavo Travassos, Nonô Germano, Almir Rouche, J. Michiles e Rosana Simpson, além de blocos, troças, clubes de frevo, das freviocas e do Momomóvel, o carro real do Rei Momo e da rainha do Carnaval. À tarde, de domingo a terça de Carnaval, tem orquestras de frevo e passistas nas três Estações do Frevo localizadas em frente ao antigo Bar Savoy (Av. Guararapes), na Praça da Independência e na Rua do Sol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;