Política Titulo Novo batizado
Prefeitura mudará nome de seis equipamentos públicos
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
11/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), mudará o nome de seis equipamentos públicos da cidade que homenageiam pessoas vivas. Ontem, decreto publicado assinado pelo petebista revoga seis decretos que batizam os locais, todos inaugurados no período de 1997 a 2004, nas duas últimas gestões do prefeito Luiz Tortorello (que morreu em 2004).

Terão nova nomenclatura o Centro Olímpico de Treinamento Osmar Santos, do Clube São José; uma praça no bairro Santa Maria, denominada Antônio Neves, o Tostão; o auditório Victor Talá Neto, da Escola Estadual Joana Motta; o Centro de Especialidades Médicas Samuel Klein; a praça Armando Furlan, do Espaço Verde Chico Mendes; e a segunda Escola Municipal de Ensino Fundamental, que em 2004 levaria a designação da neta de Tortorello, Giovanna Romanelli Tortorello Castro, mas é conhecida popularmente como Semef.

A assessoria da Prefeitura informou que ainda não foram definidos os nomes substitutos.

A troca dos nomes atende a uma medida judicial, decorrente de uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) da Procuradoria Geral de Justiça. O processo aponta inconstitucionalidade na mudança do artigo 90 da LOM (Lei Orgânica do Município) de São Caetano.

O argumento é que a homenagem a pessoas vivas permite o favorecimento de alguns em detrimento dos demais, sem qualquer razão relevante e com ofensa aos princípios da moralidade, isonomia e do interesse público, previsto no artigo 111 da Constituição Estadual.

Em março de 2007 a Câmara votou a mudança na Lei Orgânica para valer o texto original, elaborado na década de 1990, também por determinação da Justiça. A redação dispõe que próprios municipais, logradouros públicos e vias da cidade não podem receber nome de pessoas em atividade.

A primeira alteração foi proposta pelo prefeito Luiz Tortorello, que defendia que apenas as ruas não poderiam receber nomes de cidadãos vivos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;