Internacional Titulo Eleições
Situação se diz vitoriosa em Israel

Segundo pesquisas de boca-de-urna, o partido de Tzipi Livni sairá vitorioso na eleições legislativas

Da AFP
10/02/2009 | 08:08
Compartilhar notícia


O partido no poder em Israel, Kadima, afirmou nesta terça-feira que Tzipi Livni será a nova primeira-ministra, depois de divulgadas as primeiras pesquisas de boca-de-urna que situavam a formação de centro-direita ligeiramente à frente do Likud (direita) de Benjamin Netanyahu.

Antes disso, em nota, o partido Likud assumia também a vitória nas eleições legislativas israelenses.

Diante dos primeiros resultados, o grupo radical islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, comentou que os israelenses votaram nos dirigentes "mais beligerantes", cujos discursos "são os mais extremistas".

População - A participação nas eleições legislativas israelenses desta terça-feira era maior que ao meio-dia na votação anterior de 2006, anunciou a comissão eleitoral central. Muitas pesquisas previam uma abstenção maior neste ano, mas às 12h locais (8h de Brasília) 23,4% dos eleitores já haviam comparecido às urnas, contra 21,4% no mesmo horário em 2006.

Os locais de votação abriram as portas às 7h (3h de Brasília) e fecharão às 22h (18h de Brasília). A partir deste momento, os três canais de televisão divulgarão as primeiras estimativas de resultados. Segundo os analistas, uma participação forte favorece os grandes partidos, como o Likud (direita), o Kadima (centro-direita) e o Trabalhista (centro-esquerda).

A taxa de participação foi a menor da história em 2006, a 63,5% e o presidente Shimon Peres convocou os israelenses a votar. "Não podemos garantir que nosso país continue sendo democrático se não votarmos", alertou. As fortes chuvas no país pode influenciar de forma negativa a participação dos eleitores.

Vários partidos organizaram serviços de transporte para levar os eleitores às urnas, especialmente os idosos. O Likud, principal partido da oposição de direita, liderado por Netanyahu, e o Kadima, a formação de centro-direita de Livni, podem obter, segundo as pesquisas, 25 cadeiras cada um de um total de 120 no Parlamento.

O partido de extrema-direita laico Israel Beiteinu, dirigido pelo deputado Avigdor Lieberman, ficaria na terceira posição, à frente do Partido Trabalhista (centro-esquerda) do ministro da Defesa, Ehud Barak.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;