Nacional Titulo 'Operação Aquário'
Traficante tentou construir hangares
10/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Relatório de Inteligência da Polícia Federal indica que o grupo do colombiano Jorge Rincon-Ordonez, o Jorge Panamá, capturado na semana passada pela Operação Aquário e apontado como sucessor do traficante Juan Carlos Ramirez Abadía, acertava detalhes finais da compra de um terreno em Bragança Paulista, no interior do Estado. A polícia suspeita que Ordonez pretendia construir dois hangares para armazenamento e remessa de "grandes quantidades" de entorpecentes com destino aos Estados Unidos, Europa e África.

O relatório foi preparado com base em interceptações telefônicas realizadas em 23 de dezembro. O grampo pegou integrantes da organização, identificados como Willian Enciso Suares e Alexandre Felipe Lopes, discutindo a localização do imóvel.

No dia 22 de janeiro, às 14h19, os dois investigados retomam o assunto dos hangares. Um deles diz que "o hangar em Curitiba está muito longe, é melhor em Bragança".

Ordonez foi detido no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 5h de sexta-feira. Além dele foram presos outros integrantes do grupo. Três colaboradores do colombiano estão foragidos.

"O grupo estaria se estruturando no Brasil com vistas à aquisição de bens com a finalidade de lavar ativos oriundos do narcotráfico internacional", diz o relatório. Por ordem do juiz Fausto Martin De Sanctis, a Polícia Federal apreendeu uma aeronave que a equipe de Ordonez adquiriu por US$ 1,1 milhão.

LEILÃO - O juiz De Sanctis decidiu leiloar os bens remanescentes de Abadía, extraditado para os Estados Unidos. São equipamentos de informática e 20 relógios de marcas famosas, entre eles um Audemars Piguet, avaliado em US$ 219 mil.      




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;