Economia Titulo EUA
Senado dos EUA retoma o debate sobre o plano de reativação econômica
Da AFP
06/02/2009 | 08:06
Compartilhar notícia


O Senado dos Estados Unidos retoma nesta sexta-feira seu debate sobre o plano de reativação econômica de US$ 900 bilhões proposto pelo presidente Barack Obama. "Estou otimista que possamos fazer algo", afirmou o líder da maioria democrata Harry Reid ao encerrar a sessão de quinta-feira, um dia agitado no Congresso, que não conseguiu avançar em suas discussões, apesar da pressão exercida pelo presidente Obama.

O chefe de Estado advertiu aos senadores que "o tempo de falar acabou e que era hora de deixar para trás as mesquinharias". Na noite de quarta-feira, o Senado decidiu pela flexibilização da controversa cláusula "Buy American" (compre produtos americanos) - considerada protecionista -, atrasando sua adoção pela oposição republicana e aumentando a ansiedade do resto do mundo.

Os senadores votaram com as mãos levantadas a mudança do texto e determinou que o plano de retomada deve respeitar as leis e tratados comerciais já existentes, ou seja, as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio).

O projeto continha uma cláusula protecionista que interditava a compra de aço, ferro ou produtos manufaturados estrangeiros para projetos financiados pelo plano de retomada de quase US$ 900 bilhões.

A inclusão desta cláusula no plano de retomada desencadeou vivas reações da União Européia e do Canadá. O presidente Obama considerou-a um "erro", vendo nela inclusive uma fonte potencial de guerra comercial. A nova formulação determina que a cláusula "Buy American" será aplicada de acordo com as obrigações dos EUA em virtude dos acordos internacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;