Economia Titulo Indústria
Empresários esperam retomada a partir de março
Leonel Farias
Do Diário do Grande ABC
04/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Especialistas e representantes do empresariado avaliam que, a partir de março, a situação da indústria pode registrar uma reação. Essa é a expectativa do diretor titular da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo, Mauro Miaguti.

 Ele espera que medidas adotadas pelos governos dos Estados Unidos e do Brasil para estimular a economia deem resultado. No País, o dirigente cita que há a expectativa de um pacote para a construção civil. "A situação hoje para muitas empresas é dramática, acho que esse panorama deve se aclarar em março", acrescenta o diretor da regional do Ciesp de Santo André, Shotoku Yamamoto.

 O professor de Economia Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios, também acredita em reação em segmentos como o automotivo e de eletroeletrônicos, em função da perspectiva de retomada do crédito por parte dos bancos.

 Por sua vez, o economista do Iedi Rogério César de Souza aposta em crescimento zero a partir do segundo trimestre, depois de uma queda nos primeiros três meses. No entanto, para um desempenho melhor da indústria, ele considera importante que os juros caiam mais. Atualmente o Brasil tem a maior taxa de juros real (descontada a inflação) do mundo.

 "As medidas que o governo tomou foram na direção certa, mas ocorreram de forma tímida", diz Souza.

 O diretor titular da regional do Ciesp de São Caetano, Willian Pesinato, concorda que as soluções oferecidas pelo governo federal têm demorado. Por isso, avalia que é importante que as indústrias procurem se aliar às entidades da região na busca de saídas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;