Nacional Titulo Lixo
Ruas de SP recebem 3 mil t de lixo ilegal
02/02/2009 | 08:30
Compartilhar notícia


Empresas de caçambas clandestinas jogaram no ano passado 3 mil toneladas de entulho por dia nas ruas de São Paulo. De acordo com dados do Limpurb (Departamento de Limpeza Pública), são 400 toneladas a mais do que as recolhidas pelas empresas regulares (2,6 mil toneladas) e despejadas em quatro aterros da Prefeitura. Além dos caçambeiros ilegais, diz a Prefeitura, os moradores e carroceiros também são responsáveis por parte do lixo.

Segundo o Sieresp (Sindicato das Empresas Removedoras de Entulho do Estado de São Paulo), existem em torno de 300 empresas de caçamba irregulares na capital. Os ilegais, em regiões como no Ipiranga, Zona Sul, contam com o apoio de motoqueiros, que percorrem na madrugada alguns pontos para ver se não há fiscalização. Eles costumam furtar caçambas das empresas legalizadas. No ano passado, foram cerca de cem furtos.

Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, há 1,4 mil pontos de descarte irregular na cidade. Nem áreas nobres, como a avenida Pacaembu, na Zona Oeste, escapam. Na região da Subprefeitura do Ipiranga, o volume de entulho é o maior problema; são cerca de 90 pontos de descarte. Para informar sobre caçambas irregulares, ligue para o número 156 ou para os telefones do Alô Limpeza: (11) 3328-2851 ou (11) 3328-2836.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;