Cultura & Lazer Titulo Cinema
Reflexões de uma perda

Apostando no estilo 'road movie', 'A Busca' chama atenção
por meio de roteiro que mescla melancolia, suspense e ação

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
15/03/2013 | 07:21
Compartilhar notícia


A jornada por algo muitas vezes acaba por se tornar uma viagem introspectiva. É justamente essa sensação que marca o drama 'A Busca'. Apostando no estilo 'road movie', o diretor Luciano Moura consegue chamar a atenção do espectador por meio de roteiro que mescla com eficiência temas melancólicos com toques de suspense e ação.

O médico Theo Gadelha (papel de Wagner Moura) passa por momento de transição durante o tempo em que ele e a mulher Branca (Mariana Lima) estão se separando. Enquanto ele ainda nutre esperança de retomar a vida conjugal, a ex-companheira está decidida a tomar outro rumo. Como em diversos casos do tipo, o adolescente Pedro (Brás Antunes, filho do cantor e compositor Arnaldo Antunes, em sua estreia na carreira de ator) parece absorver essa tensão emotiva e sexual.

No dia de seu aniversário de 15 anos, o garoto diz que vai viajar com amigos e desaparece. Esse é o estopim para que Theo coloque o paradeiro do filho como único pensamento em sua mente, iniciando desesperada busca pelo garoto.

As paradas que o médico faz passam por asfalto, terra e água, incluindo discussão com um rabugento velhinho com problemas no coração e um parto natural à beira de rio durante um festival alternativo. Os dias passam e o questionamento do patriarca deixam de estar ligado aos motivos do menino ter sumido para girar em torno de quem é esse filho que ele realmente pouco parece conhecer. Se antes Pedro não passava de um irresponsável revoltado, as dificuldades do pai - juntamente com as pistas que encontra pelo caminho - começam a ajudá-lo a montar um quebra-cabeça sentimental.

Esses elementos mais dramáticos são complementados pelo suspense em torno de tudo de ruim que pode ter ocorrido com o adolescente. O protagonista deixa de lado o pensamento prático que lhe é peculiar para dar vazão a atitudes nada planejadas e um tanto quanto libertadoras.

DE PAI PARA FILHO

O cineasta Luciano Moura, que faz sua estreia no comando de um longa-metragem e não possui nenhum parentesco com Wagner, também encontra tempo para analisar as raízes dos problemas da família. Com menos de dez minutos em cena, o veterano Lima Duarte surge como peça fundamental nessa procura por respostas, tanto de Theo quanto de Pedro. Cabe a todos resolverem mágoas do passado para seguirem mais fortes como indivíduos e, principalmente, como uma família que parece renascer.

Entre a inverossimilhança de alguns fatos ligados à jornada do garoto, 'A Busca' utiliza artifícios da sétima arte para criar uma soturna fábula sobre como a perda pode ser a peça faltante para se ter uma nova visão de mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;