Política Titulo Auditoria
Governo Aidan pretende definir auditoria externa até o fim desta semana
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
20/01/2009 | 08:06
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André espera definir até o fim desta semana o nome da empresa que fará auditoria nos contratos e convênios firmados pela administração do PT nos últimos anos. A contratação se dará por meio de carta-convite, com dispensa de licitação.

O secretário de Assuntos Jurídicos, Niljanil Bueno Brasil, afirmou que três empresas com "vasta experiência no setor" estão sendo contatadas. Aquela que apresentar o menor preço para fazer o trabalho será declarada vencedora.

"A própria lei contempla a desnecessidade de licitação no caso de auditoria. A cotação está sendo feita por conta da preocupação do prefeito Aidan Ravin de obter o melhor preço e garantir um processo transparente, feito por uma equipe de notório conhecimento", explicou Brasil.

A ideia da municipalidade é que a auditoria seja iniciada até sexta-feira. A previsão para o término dos exames contábeis é de 90 dias - exatamente o prazo em que os contratos em curso da Prefeitura ficarão suspensos, aguardando o resultado da avaliação.

"Existe receio em função dos fortes indícios de que alguns contratos, já julgados irregulares pelo Tribunal de Contas, continuem a ser executados", justificou o secretário.

Segundo Brasil, uma análise preliminar apontou supostos problemas em acordos que sofreram aditamentos. "Alguns podem ter sido majorados sem motivo plausível. A auditoria examinará o teor de todos contratos, e verificará se as majorações têm contorno legal. Queremos apenas evitar prejuízo ao erário."

Outra dúvida levantada é com relação a convênios que já teriam sido finalizados, mas continuam a ser executados - a exemplo da maior parte dos contratos firmados com o Instituto Castanheira de Ação Cidadã, prestador de serviço do governo na área de Educação.

Boa parte dos acordos, cuja renovação é anual, terminou no ano passado, a própria administração petista não renovou, mas os serviços continuam sendo realizados. "Observamos esse tipo de situação na primeira semana de trabalho. Esta prática, na minha ótica, é reprovável", lamentou Brasil. "É preciso aplicar a legislação nestes casos. Contrato extinto, findo, não existe mais. Precisa de nova licitação", argumentou o secretário.

Seleção - Os nomes das empresas que estão sendo procuradas pela municipalidade vêm sendo mantidos em sigilo. "Mas podemos assegurar que a escolha recairá em uma empresa de renome no mercado, de notória especialização", afirmou o titular da Pasta de Assuntos Jurídicos de Santo André.

Brasil também despistou sobre quanto custaria aos cofres públicos a auditoria externa nas contas da municipalidade. "Não há previsão de gasto. Mas a contratação ocorrerá com preço compatível ao praticado no mercado."

Ele assegurou ainda que após o término da auditoria o chefe do Executivo fará uma reforma administrativa.

"A mudança é no sentido de viabilizar, agilizar, dar mais transparência e tornar mais efetivo o serviço público. Parece que as coisas estão muito espraiadas. Temos de ter controle absoluto do que ocorre no poder público", finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;