Política Titulo Mauá
Betinho pede desculpas à população

Em 2010, vereador ajudou a aprovar a implantação da Zona Azul na cidade

Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
10/12/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


De olho em sua tentativa de reeleição, em 2012, o vereador de Mauá Roberto Rivelino Ferraz, o Professor Betinho (PSDC), pede desculpas à população da cidade por ter ajudado a aprovar lei ‘em branco' que deu total autonomia para o Executivo regulamentar a implantação da Zona Azul (estacionamento rotativo pago) no município.

"Peço desculpas à população por ter votado a favor da lei", disse o democrata-cristão na tribuna da Câmara. "Na época não tinha o entendimento de que a exploração seria tão agressiva. Não imaginava que em 60 dias iriam criar 3.000 vagas", justificou.

O projeto que originou a Lei Municipal 4.535/10 encaminhado pelo Paço à Câmara deixou em aberto os principais itens da concessão do serviço, como a quantidade de vagas demarcadas, as ruas e avenidas que seriam atingidas e o valor da tarifa da Zona Azul. Na matéria, há indicação de que todos estes pontos seriam definidos por decreto do Executivo, sem passar pelo crivo dos parlamentares.

O pedido de desculpas, no entanto, é tardio, já que Betinho não tem poder para reverter o parecer ou revogar a lei que ajudou a aprovar - dos 17 vereadores, somente Manoel Lopes (DEM), Atila Jacomussi (PPS), Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB) e Silvar Silva Silveira (PV) votaram contra a proposta.

Por trás do discurso agora arrependido, está sua tentativa de reeleição à Câmara em 2012. Isso porque a Zona Azul é vista como medida impopular, o que pode acarretar prejuízos eleitorais a quem contribuiu para viabilizá-la. É deste contexto que o democrata-cristão quer se esquivar. No pleito de 2008, ele foi, dos vereadores eleitos em Mauá, o menos votado, conquistando 2.156 votos.

Retardo - Betinho começou a empunhar a bandeira contra a Zona Azul depois que o PSDC ficou sem representante no primeiro escalão do governo Oswaldo Dias (PT). Isso ocorreu quando, em junho, a secretária de Educação, Margaret Freire, trocou o partido pelo PDT.

Na luta para tentar se desvencilhar da pecha de ter ajudado a aprovar a matéria, protocolou, na semana passada, projeto de lei idêntico à emenda apresentada por Manoel Lopes no ano passado e rejeitada pelo plenário. Apesar do plágio, tenta sensibilizar os colegas a isentarem idosos e deficientes físicos do pagamento da tarifa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;