Nacional Titulo Operação Spy 2
Funcionária de banco que divulgaria sigilos é presa
09/01/2009 | 09:17
Compartilhar notícia


Mais um suspeito de integrar o esquema de compra e venda de sigilos telefônico, bancário e fiscal foi preso na manhã de quinta-feira pelo Deic (Departamento de Investigações Sobre Crime Organizado). Selma Giachetti, operadora do Banco Bankpar, holding responsável pela emissão de cartões American Express, é acusada de fornecer a detetives particulares de São Paulo extratos de cartões de crédito de clientes para a quadrilha.

Com ela, já são 10 os presos pela Operação Spy 2, desencadeada quarta-feira por policiais do Deic e promotores do Gecep (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do Ministério Público Estadual. Uma pessoa continua foragida. Ontem à tarde, promotores e policiais começaram a ouvir os suspeitos. Três dos cinco policiais acusados de falsificarem requisições para escutas negaram o crime. Até as 20 horas, os detetives e funcionários de bancos e operadores de telefonia continuavam sendo ouvidos no Deic.

Na próxima semana, mais vítimas devem ser chamadas para depor. Estima-se que centenas de pessoas, entre elas empresários e políticos, caso do deputado federal José Aníbal (PSDB-SP), tiveram seus sigilos quebrados ilegalmente. A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Grampo requisitou ao MPE e à polícia cópias dos autos da operação. O presidente da comissão, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), considerou o caso uma prova da banalização de escutas. Com base na análise de documentos, a CPI definirá as convocações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;