D+ Titulo Acorde
Trilha musical faz a diferença
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
11/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Sabe de quem são as músicas que tocam no cinema, programas de TV, séries e novelas? São dos produtores de trilhas sonoras, que trabalham nos bastidores para trazer mais emoção à trama. Um dos nomes por trás da abertura do Vídeo Show, da Rede Globo, por exemplo, é Juno Moraes, que incluiu a guitarra na música Don't Stop Til You Get Enough (Michael Jackson).

Desde a adolescência, o produtor e músico já fazia arranjo para bandas. As trilhas nascem como adaptação de música que já existe ou é feita especialmente para um personagem, a partir de leitura da sinopse da novela. Uma música leva, em média, de 8 a 10 horas para ficar pronta.

Juno também se arrisca em trilhas para games e foi o vencedor do Game Music Brasil de Melhor Trilha Sonora para o jogo Critical Mass. A inspiração veio rápido. "Baixei o trailer do jogo, vi as imagens, sentei no computador e criei." O mercado de trilha sonora para jogos está em crescimento, segundo o produtor de games e professor Paulo Luis Santos. O objetivo é fazer com que o jogador sinta o ambiente do jogo e que as músicas acompanhem o desenrolar das fases. "Antes usavam sistema eletrônico para as melodias. Hoje a sofisticação cria possibilidades." Curso específico é difícil de encontrar. A dica é curtir música e ter conhecimento de softwares.

O desenvolvedor de jogos Paulo Vianna, aproveitou a formação em Engenharia Elétrica com enfâse em Sistemas Eletrônicos e a ajuda de amigos para criar o game ViolinVillain - espécie de Guitar Hero que usa o próprio violino como controle. A ideia foi incentivar as pessoas a ouvirem música clássica. "Para deixar fácil há modos de dificuldade, em que o jogador toca versões simplificadas das músicas, permitindo que mesmo alguém que nunca tocou nenhum instrumento consiga jogar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;