Internacional Titulo Ajuda
Israel anuncia entrada de ajuda humanitária em Gaza
Da AFP
05/01/2009 | 09:02
Compartilhar notícia


Um comboio de ajuda humanitária internacional entrava na manhã desta segunda-feira na Faixa de Gaza a partir de Israel, no 10º dia da ampla ofensiva iniciada pelo Estado hebreu contra o movimento radical islâmico Hamas, que controla o território.

"Um comboio de 80 caminhões com ajuda humanitária começou a transitar pelo terminal de Kerem Shalom", disse o porta-voz do coordenador de atividades israelenses nos territórios palestinos, Peter Lerner.

A ajuda - medicamentos e produtos básicos - procede da Grécia, Jordânia, Egito, de empresas privadas e de organizações humanitárias internacionais, em particular a Agência das Nações Unidas de Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNRWA), segundo Lerner.

O porta-voz acrescentou que o terminal de Nahal Oz foi aberto para permitir o envio de 200 mil litros de combustível, destinado principalmente a uma central de energia elétrica de Gaza, assim como 120 toneladas diárias de gás doméstico.

Lerner disse ainda que 200 palestinos com outras nacionalidades - noruegueses, alemães, filipinos, poloneses, romenos, austríacos, espanhóis, franceses e canadenses - serão autorizados a sair da Faixa de Gaza pela passagem de Erez.

A ofensiva israelense iniciada em 27 de dezembro provocou a morte de mais de 510 palestinos, segundo fontes dos serviços médicos palestinos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;