Cultura & Lazer Titulo 61 segundos
Ano de 2008 terá um segundo extra para 'ajuste' do tempo

Último minuto das 21 horas de 31 de dezembro terá 61 segundos para ajustar tempo com rotação da Terra

30/12/2008 | 09:32
Compartilhar notícia


As autoridades que controlam a hora mundial decidiram que 2008 terá um segundo extra. No Brasil, onde a hora oficial é controlada pelo ON (Observatório Nacional), o último minuto das 21 horas de 31 de dezembro terá 61 segundos. “O ajuste é necessário para colocar o tempo atômico de acordo com a rotação da Terra, que não é uniforme”, explica o chefe da Divisão de Serviço da Hora do ON, Ricardo Carvalho. Em 2005 foi preciso fazer um ajuste para compensar os efeitos do tsunami, que atingiu o Oceano Índico em 2004 e desequilibrou um pouco a Terra.

A hora oficial em todo o mundo é controlada, desde 1967, por relógios atômicos, que usam como base não os movimentos do planeta ou do Sol, mas os ciclos da radiação de certos átomos. A definição oficial de segundo é o do tempo consumido em 9.192.631.770 oscilações da radiação característica de um átomo de césio 133. Carvalho explica que as correções ocorrem desde 1972.

“O objetivo é manter a diferença entre o tempo atômico e o tempo da rotação em menos de um segundo”. Até hoje, foram acrescentados 23 segundos aos relógios atômicos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;