Economia Titulo EUA
Vendas de Natal despencam até 8% no comércio dos EUA
28/12/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


As festas de fim de ano em 2008 foram duras para os varejistas americanos. A economia fraca e as fortes tempestades de inverno fizeram com que as vendas no período caíssem entre 5,5% e 8% na comparação com 2007, segundo dados preliminares da consultoria SpendingPulse.

O fraco desempenho fez com que as lojas abrissem sábado com descontos de até 75% para conseguir esvaziar os estoques. Os números mostram que só as vendas de eletroeletrônicos caíram 26,7%.

As vendas no fim do ano costumam somar entre 30% e 50% do faturamento anual dos varejistas. Mas muitos economistas já previam que esta seria a pior temporada em décadas, enquanto os preços de imóveis despencavam, o desemprego crescia e os tensos consumidores cortavam gastos. Para completar os problemas do varejo, tempestades inesperadas mantiveram possíveis compradores em casa.

Com os resultados desapontadores, os lojistas esperam que os dias seguintes ao Natal se assemelhem ao grande dia de compras. "Há um certo sentimento de Black Friday (sexta-feira negra)", disse Tom Aiello, porta-voz da Sears e Kmart (loja de departamento), comparando as promoções pós-Natal às do dia após o feriado de Ação de Graças, quando os varejistas historicamente começam a ter lucro no ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;